Refinaria Design Refinaria Design

WhatsApp

Um infográfico vale mais do que mil palavras

Na Refinaria, temos a expertise de transformar relatórios de dezenas ou centenas de páginas em apenas um infográfico.

O título desse texto é clichê, mas é verdade.

Vamos começar do início. Se pesquisarmos no dicionário, a palavra infográfico ou infografia é definida como uma imagem ou representação visual que apresenta informações e dados de uma maneira mais eficiente e com uma leitura mais fácil.

Ou seja, o infográfico é para ser compreensível à primeira vista. Senão, não funciona. Não é para ser complicado. É para tornar a informação mais fácil e, consequentemente, mais acessível.

Pesquisas mostram que um infográfico tem 30 vezes mais chances de ser lido do que um texto que contenha as mesmas informações. Outro estudo aponta que as pessoas guardam 80% do que veem, mas lembram de apenas 20% do que leram.

O casamento de texto e infográfico funciona bem. Mas quando o infográfico pode substituir um texto? Quando eles devem caminhar juntos? E quando só o infográfico basta?

Infográfico não é uma receita de bolo. Cada caso precisa ser analisado separadamente para se chegar à melhor solução. O importante é saber que o infográfico precisa dar uma exata noção macro do conteúdo abordado.

Na Refinaria, temos a expertise de transformar relatórios de dezenas ou centenas de páginas em apenas um infográfico. Este não vai ter todos os detalhes do texto. Mas vai permitir que você entenda o conteúdo à primeira vista de uma maneira macro. Com mais calma, ao ler os pequenos, porém eficientes textos do infográfico, o leitor consegue complementar a sua interpretação.

Há sinais que indicam quando um infográfico está funcionando ou não. Um importante é quando encontramos informações repetidas. É essencial fazer esse exercício de busca. Se há dados iguais no mesmo desenho é porque o infográfico precisa ser repensado.