Passada a pandemia, tivemos que reaprender a conviver em sociedade com novos pactos. Vamos levar tempo para assimilar tudo o que aconteceu. No Brasil, em janeiro de 2023 ainda tivemos que assistir pasmas a tentativa de golpe de estado e respiramos aliviadas quando a democracia se impôs. Como o planeta segue girando cada vez mais depressa, já estamos a mil tentando entender o impacto do aquecimento global e a chegada da Inteligência artificial nas nossas vidas. Vimos muitas empresas fecharem as portas, mas seguimos firmes e fortes. A equipe está hibrida por decisão coletiva e nosso escritório tão lindo está sendo repensado para outros usos, já que não tem ocupação integral da Refinaria. Aliás, estamos abertas a sugestões! Estivemos envolvidas em 2023 com a sinalização das diversas unidades do Grupo Hospital Casa, um trabalho que rendeu muitas visitas e um entendimento das plantas hospitalares e seu funcionamento. A cada ano, mais empresas descobrem a delícia que é deixar a Refinaria cuidar de seus relatórios anuais de atividades e dos relatórios de conclusões de projetos. Vale dar uma olhada nos projetos editoriais aqui no nosso site! Cuidamos da nova edição de alguns cadernos do Telecurso, da Fundação Roberto Marinho. Demos um banho de design no Clube Caiçaras, do Rio de Janeiro, criando o manual de marca e padronizando toda a comunicação. E tudo isso permeado sempre pelas centenas de projetos que fazemos para o BNDES, afinal, cuidamos de todo o design relativo à produção editorial, divulgação de eventos e comunicação interna do Banco todos os dias! No início de 2024 criamos o Programa de Apoio Pro Bono em Design para OSCs com o objetivo de ampliar o apoio a mais organizações oferecendo peças gráficas que consideramos fundamentais: Identidade visual e relatórios.
Cronologia
2022-2024
2020-2022
Em março de 2020, nos recolhemos nas nossas casas e reinventamos nossas relações. Vínhamos nos preparando para as mudanças nas relações de trabalho por conta da digitalização do mundo e passamos o último ano acertando nossos processos, metodologia e ferramentas para tornar a Refinaria um espaço remoto. Visionárias? Não! A pandemia apenas acelerou as mudanças inevitáveis que prevíamos acontecer em 5 anos. Aliás, acelerou as mudanças e nosso ritmo de trabalho! Trabalhamos demais em mil projetos, enquanto esterilizávamos sacolas plásticas e nos banhávamos em álcool gel. Agradecemos à ciência a chegada da vacina! Seguimos acreditando que a desigualdade social é a maior mazela da nossa sociedade. Por isso miramos com mais vontade em clientes que fazem a diferença e nos enchem de esperança, entre eles: Médicos Sem Fronteiras, Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), Rede de Observatórios da Segurança, O Panóptico, Fundação Gol de Letra, Oi Futuro, Gastromotiva, Movimento Bem Maior, Instituto Dara, Instituto Desiderata, Instituto Coi (ICOl), Fundo Emergencial da Saúde, Peoples Palace Project (PPP) e Unicef. O Instituto Ronald McDonald, a Anistia Internacional, o Instituto Phi, a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Banco da Providência, a Casa Rio e o Instituto Jackie Silva também fazem parte da nossa história. Nos tornamos empresa cadastrada no Sebraetec e dessa forma estamos auxiliando empreendedores nas suas demandas em design. Temos a certeza de que nosso trabalho tem impacto real na sociedade e isso nos alimenta a alma. Em maio de 2022 declarou-se o fim da emergência de saúde no Brasil, a pandemia mesmo só acabou um ano depois, segundo a OMS. No Brasil perdemos mais de 700 mil pessoas, um número agravado por um governo genocida.
2015-2019
O escritório cada vez mais se capacita no atendimento de projetos online, sem perder o impresso. Criam e desenvolvem inúmeros sites e campanhas de e-mail marketing, assim como posts para redes sociais. São selecionadas para cuidar de toda a identidade visual e sinalização do Hotel Hyatt no Rio de Janeiro que se compõe de 3 restaurantes, 1 spa, além de toda a sinalização de “back of house” e “front of house” do hotel. Iniciam novo contrato com o BNDES e cuidam de toda a comunicação e produção editorial do Banco. Continuam a atender o Instituto Desiderata e cuidam de toda a divulgação do 4º Fórum de Oncologia Pediátrica. As sócias Rafaela e Valerie completam 10 anos como Júri profissionais do Festival Anima Mundi. Após a derrubada do fícus centenário que ficava a frente da loja, plantam a ipê amarela de nome “Naomi”. Resolvem tornar público todo o acervo com mais de 700 livros de design para que estudantes e interessados possam consultar. A rua tubira, sede do escritório, se transforma em local de reunião de pessoas e fica conhecida como “point” gastronômico, onde acontecem diversos eventos.
2010-2014
Além do contrato com a Losango, estabelecem uma relação contínua de trabalho com o Instituto Desiderata, com a Uqbar e com a Technip. São contratadas pelo BNDES para fazer o design de todas as peças da instituição. Criam identidade visual para teatro e cinema – desde os projetos de captação até os cartazes e programas. Trabalham sem parar para o mercado imobiliário (Even, Calçada, Cyrela, PDG e Odebrecht), desenvolvendo a programação visual de estandes de lançamento. Produzem cerca de 10 relatórios anuais por ano para BNDES, Fundo Amazônia, Cruzada do Menor, Instituto Desiderata, Rede Globo (área social) e Fundação Gol de Letra. Trabalham novamente em grandes eventos apoiando o “Look of the Games” dos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro. Rafaela e Valerie são convidadas para fazer parte do Júri Profissional do Anima Mundi. A equipe aumenta e recebe capacitação para desenvolver e-books, folios (publicações digitais para tablets) e sites! Mudam-se para sede própria no Leblon, após transformar uma oficina mecânica em escritório. Começam a atuar junto ao terceiro setor apoiando inciativas que combatam a desigualdade social.
2007-2009
Projetam as peças gráficas do festival Anima Mundi e fazem parte da equipe da empresa Dupla Design para o desenvolvimento do “Look of the Games” dos XV Jogos Panamericanos Rio 2007. Trabalham diariamente com a Losango (HSBC), que é eleita uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar pela revista Exame Você S/A. Na área de publicações, em parceria com a Print Comunicação, fazem o livro da Solda para a Firjan, o relatório anual da Embratel, o livro 10 anos do Prêmio Imprensa e o livro de registro de obras do Comperj. Criam a identidade visual do selo “Posto Ecoeficiente Ipiranga” e projetam as peças para o posto-piloto. Participam com um trabalho do livro Logo Design, da Editora Taschen (Alemanha), e são convidadas para criar um pôster para o evento “Global Forum for Sport and Environment (G-ForSE)” realizado pela United Nation Environment Programme – UNEP (Espanha). Iniciam parceria com a Fundação Gol de Letra, ficando responsáveis pelo projeto gráfico dos relatórios anuais da instituição. Permanecem no Leblon.
1996-2001
Formalizam a empresa Malagueta Design e vivem intensamente seis anos de dedicação à empresa. Durante esse tempo atendem clientes nas diversas áreas do design: identidade visual e ambientação de exposições (Academia Brasileira de Letras, Centro Cultural da Light, Museu do Índio, Sebrae e BNDES); press-release e packaging (Coty e L’Oréal); folheteria (Fundação Getulio Vargas e Senac); merchandising para Ponto de Venda – PDV (Shell e Souza Cruz). Rafaela publica artigo sobre inspiração na revista Design Gráfico e participa de encontro de Design Gráfico em Tóquio, no Japão. Publicam o periódico Ô para divulgar os trabalhos da empresa. Deixam a sala em Ipanema e se instalam em uma casa de vila em Botafogo.
1991-1995
Rafaela e Valerie se conhecem na faculdade, durante a organização da Semana Carioca de Design, evento criado para divulgar o design, reunindo as cinco faculdades de Desenho Industrial da época. Paralelamente a seus empregos, começam sua história em jornadas duplas incansáveis. Editoram inúmeros materiais didáticos para distribuir pelo Brasil (com o desafio de ser em Word e pesar no máximo 1 MB!). Montam as exposições: “Traço”, sobre cartunistas cariocas, no Espaço Cultural Sérgio Porto, “Comic Mania”, no Castelinho do Flamengo, e “Mad 20 anos” no IAB/RJ. Saem da sala de casa para uma sala em Ipanema.