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Linguagem simples: tornando a comunicação mais acessível

Uma comunicação é simples quando a pessoa que lê o documento ou escuta a mensagem consegue entender o conteúdo de forma fácil, sem precisar reler o texto várias vezes ou pedir explicações para outra pessoa.

Você já ouviu falar em Linguagem Simples?

Comunicar de forma simples significa que as pessoas conseguem entender facilmente o que está sendo dito ou escrito, sem ter que reler ou pedir ajuda.

Embora a Linguagem Simples beneficie bastante as pessoas com deficiência, sabemos que qualquer ação feita com o intuito de promover a inclusão é uma atitude que beneficia todo mundo. Uma cidade que acolhe as diferenças é menos desigual, mais autônoma e mais cidadã.

No Brasil, muitas pessoas têm dificuldades para ler. Cerca de 8% são analfabetas, 22% têm analfabetismo funcional, 34% têm grau de alfabetismo considerado elementar e apenas 12% são cognitivamente capazes de ler textos longos. Portanto, é urgente usar a Linguagem Simples em todas as formas de comunicação. (Dados de 2018 – fonte: Inaf)

Embora a Linguagem Simples seja discutida no mundo desde 1940, no Brasil ainda está em tramitação o Projeto de Lei 6.256/2019 na Câmara dos Deputados, que visa obrigar o governo a usar uma linguagem simples para tornar as informações mais acessíveis, cumprindo a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11), que determina que o Estado deve garantir o acesso à informação em linguagem fácil de entender.

Em 2021, foi criada a Rede Linguagem Simples Brasil , com o objetivo de conectar pessoas e compartilhar conhecimentos sobre Linguagem Simples! Vale a pena acompanhar!

O design é uma ferramenta poderosa para tornar a comunicação mais simples. Usamos infográficos, hierarquia de textos e síntese para comunicar e sempre pensamos nas necessidades do usuário.

Veja a seguir, uma lista básica para começar a usar a linguagem simples nas suas comunicações:

TEXTOS

  • Use frases curtas e diretas.
  • Prefira a voz ativa nas frases.
  • Evite palavras complicadas e use palavras do dia a dia.
  • Explique palavras difíceis.
  • Evite palavras estrangeiras não comuns.
  • Evite termos pejorativos e discriminatórios.
  • Organize o texto de forma estruturada.
  • Coloque as informações mais importantes primeiro.
  • Escreva uma ideia por frase.
  • Evite redundâncias e palavras desnecessárias.
  • Escreva o nome completo antes das siglas.
  • Evite palavras abstratas.

DESIGN

  • Use grid para organizar o layout.
  • Defina claramente a hierarquia das informações.
  • Utilize imagens claras e limpas.
  • Mantenha um bom contraste de cores.
  • Evite muitos recursos gráficos.
  • Use fonte em tamanho mínimo 12 para impressos e 14 para web.
  • Use fonte sem serifa e evite as cursivas (manuscritas).
  • Use negrito para destacar.
  • Deixe espaço duplos entre frases e parágrafos.
  • Evite frases intercaladas.
  • Deixe espaços vazios entre os textos.
  • Em espaços reduzidos como cards para redes sociais evite ultrapassar 20% do espaço com texto.
  • Priorize o texto alinhado à esquerda, sem justificar. (os buracos de textos afetam a leitura).
  • Utilize bullets para listar mais de 3 coisas.
  • Evite texto em cima de imagens ou cuide para que o texto tenha uma boa leitura.
  • Sempre que der, imagem à esquerda, texto à direita.

VALIDAÇÃO

  • Apresente a informação ao seu público foco.
  • Verifique o entendimento da mensagem.
  • Ouça dúvidas e sugestões.
  • Revise o texto.
  • Reserve tempo para a validação.
  • Reformule o conteúdo de acordo com as sugestões.
  • Leia o texto em voz alta.
  • Utilize a ferramenta de verificação de acessibilidade do Word.

Para saber mais:

Baixe aqui a cartilha SIMPLES ASSIM, comunique com todo mundo, uma publicação ótima coordenada pela Patrícia Almeida, com a colaboração de Lara Pozzobon, Jessica Figueiredo, Juliana Righini, Patricia Roedel, Alex Duarte, Lais Costa e Cecilia Quental.

Guia de Acessibilidade Comunicacional para a Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Deficiência.

Guia de Acessibilidade na Comunicação em Cordel: Acessibilidade na Comunicação para Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Deficiências.

Acompanhe o Projeto de Lei 6.256/2019 na Câmara dos Deputados.

Veja vídeo da Juíza que resolveu simplificar as decisões que toma, traduzindo o juridiquês para linguagem simples.

Este texto foi escrito após a nossa FORMAÇÃO EM LINGUAGEM SIMPLES, em setembro de 2023, realizada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca /Fiocruz, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência da cidade do Rio de janeiro e a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência/MDHC. Evento promovido pela Diretoria da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ. A formação foi guiada pela Flávia Cortinóvis da SMPD/ Rio e pela Laís Silveira Costa da ENSP/Fiocruz.