Refinaria Design

2015-2019

O escritório cada vez mais se capacita no atendimento de projetos online, sem perder o impresso. Criam e desenvolvem inúmeros sites e campanhas de e-mail marketing, assim como posts para redes sociais. São selecionadas para cuidar de toda a identidade visual e sinalização do Hotel Hyatt no Rio de Janeiro que se compõe de 3 restaurantes, 1 spa, além de toda a sinalização de “back of house” e “front of house” do hotel. Iniciam novo contrato com o BNDES e cuidam de toda a comunicação e produção editorial do Banco. Continuam a atender o Instituto Desiderata e cuidam de toda a divulgação do 4º Fórum de Oncologia Pediátrica. As sócias Rafaela e Valerie completam 10 anos como Júri profissionais do Festival Anima Mundi. Após a derrubada do fícus centenário que ficava a frente da loja, plantam a ipê amarela de nome “Naomi”. Resolvem tornar público todo o acervo com mais de 700 livros de design para que estudantes e interessados possam consultar. A rua tubira, sede do escritório, se transforma em local de reunião de pessoas e fica conhecida como “point” gastronômico, onde acontecem diversos eventos.

2010-2014

Além do contrato com a Losango, estabelecem uma relação contínua de trabalho com o Instituto Desiderata, com a Uqbar e com a Technip. São contratadas pelo BNDES para fazer o design de todas as peças da instituição. Criam identidade visual para teatro e cinema – desde os projetos de captação até os cartazes e programas. Trabalham sem parar para o mercado imobiliário (Even, Calçada, Cyrela, PDG e Odebrecht), desenvolvendo a programação visual de estandes de lançamento. Produzem cerca de 10 relatórios anuais por ano para BNDES, Fundo Amazônia, Cruzada do Menor, Instituto Desiderata, Rede Globo (área social) e Fundação Gol de Letra. Trabalham novamente em grandes eventos apoiando o “Look of the Games” dos Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro. Rafaela e Valerie são convidadas para fazer parte do Júri Profissional do Anima Mundi. A equipe aumenta e recebe capacitação para desenvolver e-books, folios (publicações digitais para tablets) e sites! Mudam-se para sede própria no Leblon, após transformar uma oficina mecânica em escritório. Começam a atuar junto ao terceiro setor apoiando inciativas que combatam a desigualdade social.

2007-2009

Projetam as peças gráficas do festival Anima Mundi e fazem parte da equipe da empresa Dupla Design para o desenvolvimento do “Look of the Games” dos XV Jogos Panamericanos Rio 2007. Trabalham diariamente com a Losango (HSBC), que é eleita uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar pela revista Exame Você S/A. Na área de publicações, em parceria com a Print Comunicação, fazem o livro da Solda para a Firjan, o relatório anual da Embratel, o livro 10 anos do Prêmio Imprensa e o livro de registro de obras do Comperj. Criam a identidade visual do selo “Posto Ecoeficiente Ipiranga” e projetam as peças para o posto-piloto. Participam com um trabalho do livro Logo Design, da Editora Taschen (Alemanha), e são convidadas para criar um pôster para o evento “Global Forum for Sport and Environment (G-ForSE)” realizado pela United Nation Environment Programme – UNEP (Espanha). Iniciam parceria com a Fundação Gol de Letra, ficando responsáveis pelo projeto gráfico dos relatórios anuais da instituição. Permanecem no Leblon.

2002-2006

Montam a Refinaria Design – uma empresa que já nasce com seis anos de experiência. Criam e realizam a Exposição Tabajara, celebrando os 10 anos do programa de TV Casseta e Planeta, no Shopping Rio Sul. Concebem e montam exposições para o BNDES: “Natureza e arte no Brasil Central”, “Meninas Geraes” e “PAIS”. Chegam os clientes: Eh!Filmes, Ipiranga, Losango, Petrobras, Petroflex, Rede Globo, Sandra Werneck e Technip, a maioria, com a Refinaria até hoje. Publicam o portfólio na revista Design Gráfico. Recebem o selo “Rio Faz Design” pelo projeto de embalagens da AMPM da Ipiranga. Diagramam o Livro Animation now, da Editora Taschen (Alemanha). Mudam-se de Botafogo para um quarto no Leblon.

1996-2001

Formalizam a empresa Malagueta Design e vivem intensamente seis anos de dedicação à empresa. Durante esse tempo atendem clientes nas diversas áreas do design: identidade visual e ambientação de exposições (Academia Brasileira de Letras, Centro Cultural da Light, Museu do Índio, Sebrae e BNDES); press-release e packaging (Coty e L’Oréal); folheteria (Fundação Getulio Vargas e Senac); merchandising para Ponto de Venda – PDV (Shell e Souza Cruz). Rafaela publica artigo sobre inspiração na revista Design Gráfico e participa de encontro de Design Gráfico em Tóquio, no Japão. Publicam o periódico Ô para divulgar os trabalhos da empresa. Deixam a sala em Ipanema e se instalam em uma casa de vila em Botafogo.

1991-1995

Rafaela e Valerie se conhecem na faculdade, durante a organização da Semana Carioca de Design, evento criado para divulgar o design, reunindo as cinco faculdades de Desenho Industrial da época. Paralelamente a seus empregos, começam sua história em jornadas duplas incansáveis. Editoram inúmeros materiais didáticos para distribuir pelo Brasil (com o desafio de ser em Word e pesar no máximo 1 MB!). Montam as exposições: “Traço”, sobre cartunistas cariocas, no Espaço Cultural Sérgio Porto, “Comic Mania”, no Castelinho do Flamengo, e “Mad 20 anos” no IAB/RJ. Saem da sala de casa para uma sala em Ipanema.