Os relatórios anuais são um instrumento de prestação de contas à sociedade e um espelho capaz de refletir a autoimagem de uma organização, possibilitando os ajustes em direção à sustentabilidade de fato.
Uma avalanche de textos, tabelas e gráficos que comunicam os resultados e as metas de uma empresa. Parece chato, mas os Relatórios Anuais evoluíram: de livros de capa dura, sofisticados e cheios de textões, eles vêm se tornando publicações leves, criativas, com informações transmitidas por fotografias e infográficos e até mesmo publicadas em forma de hotsites.
Um dos nossos cases é o do Relatório Anual do Fundo Amazônia (para nós, RAFA), que fazemos desde a primeira edição. Gerido pelo BNDES, o Fundo Amazônia é o maior projeto de cooperação internacional para preservação da Floresta Amazônica, tendo como principal patrocinador o governo da Noruega.
No relatório, bilíngue e com aproximadamente 200 páginas, o foco maior é a transparência e clareza das informações, por isso são mostrados os resultados dos projetos e contadas histórias que estão acontecendo por toda a Amazônia – nos rios, nas matas, em laboratórios e pequenas propriedades rurais e até nos céus, onde satélites e helicópteros desempenham a função de fiscalização. Temos ou não temos um manancial de informações superbacanas para fazer um baita trabalho?
Já passaram por nós também os relatórios anuais do BNDES, Fundação Gol de Letra, Instituto Desiderata, Instituto Phi, Cruzada do Menor, Casa Rio, Rede Globo e Embratel, entre outros.
“Encaramos o relatório como um instrumento de prestação de contas à sociedade, mas nesse processo temos percebido, junto com nossos clientes, que ele é principalmente um espelho capaz de refletir a autoimagem de uma organização, possibilitando os ajustes em direção à sustentabilidade de fato. Por isso, os relatórios têm se modificado tanto nos últimos anos, alguns deixando de ser impressos para transformar-se em hotsites com animações e outras funcionalidades ou priorizando infográficos para deixar de ser um livro pesado com dados complexos”, destaca Valerie Tomsic, sócia-fundadora da Refinaria.