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Como engajar o público interno de uma empresa com sua cultura organizacional, num cenário onde os funcionários são seus maiores agentes comunicadores?

Ano após ano, percebemos o quanto as pessoas podem defender um propósito quando se identificam com ele. Se pensarmos nisso, fica fácil entender a importância de engajar o público interno de uma empresa com sua cultura organizacional, isto é, com sua visão de mundo, seus valores, sua postura diante de diferentes situações. Hoje, temos um cenário que incentiva a exposição de opiniões e debates, e os funcionários se tornam agentes comunicadores da empresa – quer ela queira ou não.

De nada adianta, portanto, investir em campanhas de marketing falando de como a empresa é legal e boa para seus funcionários se não for assim que eles se sentem de verdade, pois estarão falando sobre como de fato as coisas acontecem dentro da empresa. Daí a importância de se ter canais ativos para manter a comunicação em dia e alinhada com todos os colaboradores.

Canais de comunicação existem vários – intranet, mural digital ou impresso, newsletter, rádio, revista, TV – e todos podem ser uma boa oportunidade para engajar empregados e transformar positivamente suas rotinas.

Um dos nossos cases de comunicação interna é o do IdeiaLab, do BNDES.  O banco é um dos principais financiadores de projetos de inovação nas empresas brasileiras, mas também busca incentivar soluções para suas próprias operações. Assim, criou o IdeiaLab, para viabilizar ideias inovadoras vindas de seus colaboradores, e nós criamos a identidade visual do programa, que foi aplicada na ambientação (banners) e nas peças de divulgação do evento de lançamento (convites, folders, cartazes, dangler para áreas comuns, bottons e camisetas).

Um dos resultados dessa ação foi o BNDES Garagem, iniciativa de apoio às startups brasileiras. Para o espaço, criamos a identidade visual e produzimos as peças de ambientação (banners, testeiras para as salas de reunião, painéis, móbiles e placas para as mesas dos mentores).

Há anos encabeçando a lista de melhores empresas para se trabalhar, a Losango, empresa de empréstimo, crediário e seguro do Banco Bradesco, foi nossa cliente de comunicação interna por 13 anos. Entre centenas de cases, gostamos de destacar uma iniciativa que poderia ser replicada por outras empresas: entendendo que os funcionários devem ser “embaixadores” da marca e multiplicadores de seus valores e propósito, e que para isso todos devem entender profundamente todas as etapas do negócio, a Losango promovia anualmente a Expo Losango, uma feira em que cada área apresentava seu funcionamento. A ambientação, os folders, apresentações em power point, banners e demais peças de design foram feitas por nós, ao longo dos anos.

Nesta conversa da porta para dentro, assim como da porta para fora, não há como fugir da pauta da diversidade e da inclusão. Cada vez mais, as ações de endomarketing e as estratégias de comunicação interna precisam ter um olhar apurado para as diferenças – relacionadas à diversidade de gênero e raça, por exemplo, mas também às gerações. O cuidado com as palavras, formas de expressão e possibilidades de interpretação devem estar no topo das preocupações dos comunicadores.

Segundo pesquisas, o público dá mais credibilidade para o que um funcionário de uma empresa fala sobre ela do que para suas campanhas publicitárias. Vamos transformar o relacionamento dos colaboradores com a sua organização?