Refinaria Design

Mais empatia na era da experiência

Criamos sites preocupados com a experiência do usuário. No fim das contas, não adianta entendermos as dores dos nossos usuários se não utilizamos isso como motivação e insumo para amenizá-las.

“Antes de chegar a qualquer conclusão, tente andar com meus sapatos”. A expressão, muito conhecida em países de língua inglesa, é usada para incentivar que nos coloquemos no lugar do outro: a tal da empatia. Pensando bem, essa é a principal premissa para criar soluções que atendam às necessidades de alguém, não é mesmo? Entregar um site com conteúdo certo, na hora certa, dentro do contexto certo, que proporcione uma experiência agradável e atenda necessidades, exige pesquisa, estudo e, principalmente, empatia. Esse é o exercício diário que fazemos na Refinaria. Calçamos os sapatos daqueles que vão consumir os produtos dos nossos clientes.

O design com foco no usuário sempre foi a chave do sucesso de um produto, mas as empresas nem sempre estiveram atentas a isso. Nos últimos cinco anos, o mercado ficou bem mais exigente – especialmente no desenvolvimento de sites.  Mais tipos de pessoas acessando a internet, usuários mais experientes e interconectados, aumento da concorrência digital, novas tecnologias de análise e métricas, diversidade de novos dispositivos e muitos outros fatores passaram a exigir que o UX Design, ou Design de Experiência do Usuário, fosse muito mais cobrado na entrega de um site.

“A necessidade de mapear a jornada do usuário começou a ficar mais frequente quando as empresas entenderam sua entrega como um ecossistema com pontos interdependentes – uma falha num ponto dessa jornada pode comprometer a experiência como um todo e afastar o usuário emocionalmente daquela marca, já que não se sente compreendido por ela”, explica Rafael Ortman, designer e desenvolvedor web da Refinaria.

Rafael ressalta que, na criação de um site que se preocupa com a experiência do usuário, é preciso tomar partido de variadas técnicas. No fim das contas, não adianta entendermos as dores dos nossos usuários, criarmos personas detalhadas e incríveis se não utilizamos isso como motivação e insumo para amenizar essas dores. Achar o problema que as causam e criar soluções para resolvê-las é o que nos guia:

“Como é uma perspectiva holística, deve envolver estratégia de mercado e um processo profundo de definição dos usuários ou personas. O processo tem um ciclo de desenvolvimento que passa por definição do problema, geração de alternativas e testes de uma proposta de solução concretizada em um protótipo. Corrigem-se as falhas e geram-se novas propostas de solução, que devem ser mais uma vez ser colocadas à prova”.

A Refinaria tem produzido dezenas de projetos digitais – sites e hotsites anualmente. O que tem ficado de aprendizado está, desde o início, no nosso manifesto: não projetamos para designers nem para ganhar prêmios; projetamos para pessoas.

Download Best WordPress Themes Free Download
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Premium WordPress Themes Download
free download udemy course
download intex firmware
Download WordPress Themes
free online course