O que aprendemos com a experiência de criar um site de votação a nível nacional num tempo recorde.
Sim, muita gente troca os possíveis benefícios de se arriscar pela sensação de controle e segurança. Essa, definitivamente, não é a nossa praia. Cada projeto que chega com um desafio que nunca encaramos nos dá o gostinho de liberdade de caminhar por um (admirável) mundo novo. E no universo de possibilidades do desenvolvimento de sites, com recursos para criar diferentes dinâmicas de interação com o usuário, a Refinaria vem atendendo a demandas novas e altamente específicas e personalizadas. Um dos mais desafiantes cases foi o desenvolvimento de uma gigantesca plataforma de votação online, num prazo recorde.
O Bem Maior é um movimento liderado por empresários para incentivar a filantropia e apoiar financeiramente projetos sociais por todo o Brasil. E o site já passou por diversas etapas. A primeira foi a criação do site institucional, para apresentar a ideia para a sociedade. Depois, ele se tornou mais interativo, com a abertura de inscrições dos projetos sociais: mais de 4 mil organizações da sociedade civil e coletivos se inscreveram e 2.076 efetivamente cadastraram seus projetos num prazo de um mês.
A terceira etapa foi a criação da plataforma de votação online. Foram selecionados cem projetos sociais, de 11 linhas de atuação e de 27 estados do Brasil, que foram apresentados no site, cada um com um vídeo enviado pelas ONGs e coletivos, para a eleição popular. Bastava fazer um cadastro e votar em até 50 projetos (e os 50 eleitos receberam um apoio financeiro de R$ 100 mil cada).
“Trata-se de uma série de cruzamento de dados que não se encaixaria num modelo preexistente e customizável. Fizemos um diagrama de fluxo da mecânica de votação, pois eram tantas necessidades que nenhum sistema pronto que conhecemos ofereceria essa versatilidade”, explica o designer e desenvolvedor web Rafael Ortman, da Refinaria.
“Tivemos que finalizar o sistema de votação num prazo recorde, pois não poderíamos fazer isso enquanto não fossem selecionados os 100 projetos finalistas”, destaca a designer e sócia-fundadora da Refinaria, Valerie Tomsic, lembrando que atualmente o site está migrando para se tornar uma plataforma de projetos sociais, onde as organizações e coletivos poderão apresentar suas entregas de resultados.
Um dos maiores desafios foi a escalabilidade: o site precisava permitir um alto tráfego de pessoas navegando ao mesmo tempo e usando recursos de interatividade que exigem muito processamento. Na fase 3, o período de votação do público foi aberto e chegou a 200 mil votos.
O site do Movimento Bem Maior é um work in progress, acompanhamos a formação e o crescimento deles e a cada nova etapa de maturidade o site muda. Estamos sempre avançando juntos em termos de narrativa de comunicação, mas sem dúvidas a plataforma de votação online foi um desafio incrível, por permitir que tantas pessoas escolhessem os projetos que seriam beneficiados pelo edital. É uma forma de se fazer democracia e de chamar a participação popular em projetos de impacto local.