Temos ouvido por aí que muitos designers, ao projetar uma identidade visual, apresentam apenas uma opção de logo. Como esse parece ser um assunto polêmico dentro do design, vamos explicar como funciona o processo aqui na Refinaria. Prepare-se para grandes emoções!
Todos os nossos projetos começam com o briefing e diagnóstico. Modéstia à parte, nosso briefing é uma verdadeira sessão de terapia institucional. Faz o cliente se autoconhecer, refletir sobre seu projeto e tomar decisões. Com isso, já minimizamos muitos dos ruídos que podem surgir ao longo do processo de branding ou identidade visual.
A partir do briefing, podemos marcar uma conversa se acharmos que ainda ficaram algumas pontas soltas, mas quase sempre ele já é suficiente para iniciarmos o trabalho de criação de marca.
Começamos então o momento mais desejado pelos designers: a criação! Temos como prática na Refinaria a participação de toda a equipe nesta etapa. Além de ser a cereja do bolo, nos interessam os múltiplos olhares e interpretações diante do briefing.
Por esse motivo, nunca apresentamos apenas uma versão de marca. Se entre nós há divergências de olhares, por que privar o cliente de ver essa multiplicidade de soluções gráficas?
Ah! E na apresentação já mostramos como a logo vai se comportar nas versões horizontal, vertical, colorida, em traço (uma cor), positiva e negativa. Fazendo esses testes, já descartamos logos que não funcionarão nas diversas aplicações que uma logo pode ter.
A partir da apresentação de pelo menos três caminhos visuais, o cliente se sente confiante em suas escolhas e participa ativamente da construção de sua marca, sua criação.
Nessa fase, costumam ocorrer pequenos ajustes, e rapidamente nos encaminhamos para o momento de replicação da logo em peças gráficas, onde a marca mostra toda a sua potência e versatilidade. Chamamos essa fase de bases do design da identidade visual.
A entrega sempre inclui um manual de marca (leia mais sobre a importância do manual de marca), as logos em diversos formatos e os templates de peças gráficas para que o cliente tenha autonomia.
E aí? Quer viver essa experiência com a Refinaria? Vamos construir sua marca juntos?