Refinaria Design

PowerPoint tem poder!

Nosso trabalho é estudar o cliente, seus valores, sua identidade visual (ou criar uma, caso ainda não tenha) e produzir modelos de slides para que o esforço dele se resuma a inserir o conteúdo.

Quem nunca brincou de designer ao montar uma apresentação de PowerPoint não sabe o que é se sentir ousado na vida. E os diretores das empresas não nos deixam mentir. Após exaustivas horas desenvolvendo seus relatórios, parecem amar abrir o programa para transformar todo o conteúdo em apresentações impactantes. Faltam efeitos de transição de slides para descrever tanto entusiasmo. Mas, apesar dessa brincadeira, sem dúvida, levada a sério por eles e de capricharem para contar os feitos de seus departamentos, é comum a mensagem não ser bem entendida ou, pior: deixar de ser uma mensagem da empresa para ser a voz solitária de um de seus departamentos.

É fato que os arquivos PPTs – aqueles gerados pelo PowerPoint – são velhos amigos desde os primeiros anos da internet em nossas casas. Sofisticaram trabalhos escolares, ilustraram apresentações de faculdade e chegavam diariamente nas caixas de entradas dos e-mails como avós das atuais imagens de “bom dia” que recebemos dos parentes nos grupos de WhatsApp. Em outras palavras: caíram rapidamente na “boca do povo” e, claro, invadiram o mundo corporativo. Viraram instrumentos de prospecção. Hoje, alguns têm até apelidos de guerrilha, como o “PPT matador”, aquele que promete vender qualquer ideia ou produto com seu conteúdo. Mas as apresentações de PowerPoint também são poderosas ferramentas de comunicação interna e, se bem produzidas, incorporam o design institucional da empresa.

Afinador da comunicação interna

As apresentações de slides aterrissaram nas organizações para tornar os relatórios mais atrativos. Mas, muitas vezes, isso não passa de uma tentativa. O PPT fica enfadonho, seus layouts, cores e fontes não reforçam a identidade da organização e, vez ou outra, traz um conjunto de páginas com textões que são lidos ao invés de apresentados.

É importante se ter em mente que o PPT é a muleta da apresentação. E deve representar a empresa e integrar departamentos, somando vozes e resultados. É aí que nós da Refinaria entramos.

Nos últimos anos, a demanda por PPTs para empresas aumentou. Muitas chegam até nós solicitando a criação de layouts e até a realização de oficinas com suas equipes a fim de ensiná-las a gerar bons relatórios em PPT. Nosso trabalho é estudar o cliente, seus valores, sua identidade visual (ou criar uma, caso ainda não tenha) e produzir modelos de slides para que o esforço dele se resuma a inserir o conteúdo. Definimos, também, as fontes a serem usadas, como os elementos visuais devem ser aplicados e se convém usar animações e quando. Assim, ninguém perde tempo de trabalho com uma tarefa que é própria do designer e, sem desmerecer as boas intenções, melhor realizada por ele.

A ideia é agilizar processos e fazer com que as apresentações sejam impactantes. Que todos os departamentos criem apresentações dentro de uma mesma linha e aprendam a inserir gráficos atrativos, uma mensagem objetiva e resumida para facilitar a vida dos ouvintes. À medida que essa mensagem se torna mais palatável, cada setor começa a ter uma visão mais ampla do que a empresa e seus colaboradores têm feito pelo desenvolvimento dela. Em outras palavras: a orquestra fica afinada e todos conseguem ter condição de tocar a mesma música.

Dicas para um PPT infalível

  • Contrate uma agência para desenvolver um layout. Assim, a equipe ganha tempo para se dedicar às tarefas específicas da função de cada um;
  • O PPT deve refletir a imagem institucional da empresa e integrar departamentos em uma só linguagem. Ou seja: todo mundo deve usar o mesmo layout adaptado as suas necessidades;
  • Nada de textos longos e redundâncias. O verbo que rege a produção de PPTs é o sintetizar. Só coloque o que é fundamental;
  • Use imagens atrativas;
  • Evite gráficos e tabelas complexas. Resuma ao máximo para facilitar a rápida compreensão;
  • Pense como um roteirista ou um diretor de teatro. Você tem uma mensagem para o seu público e deve se comprometer em adicionar somente elementos que contribuam para contar a história.
  • Fuja daquelas informações muito institucionais – missão, valores, quem somos – e vá direto ao ponto. Conquiste o público com novidades, com pontos relevantes para a apresentação, focando sempre na mensagem principal.
  • As apresentações devem ser bonitas, atraentes, bem diagramadas, mas também trazer as informações de forma clara e objetiva.

Ah, nós da Refinaria amamos trabalhar essa e outras formas de design institucional para empresas. Conte conosco para aprimorar seus processos e ter apresentações impactantes!

Premium WordPress Themes Download
Download WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
Download Nulled WordPress Themes
udemy course download free
download xiomi firmware
Download WordPress Themes
udemy course download free