Todos os detalhes de um site devem ser estudados com atenção e senso crítico. Site é mais que um produto bonito do design digital.
Entenda a importância do design digital para sua empresa
Por algum tempo muitas organizações acreditaram que ter um site bonito no ar bastaria para aumentar resultados. O pior é que inúmeras agências de design digital embarcaram nessa onda: mal ouviam o cliente e já colocavam o designer para caprichar em um visual que impressionasse. Depois, entrava em campo o programador. Vinha a fórmula firulas bonitinhas versus velocidade de abertura… Portfólios lindos eram publicados ao lado de uma impressionante cartela de clientes. Tinha ainda um texto pomposo de apresentação e um menu que levava a um formulário de contato. O cliente ficava encantado!
Só que as redes sociais surgiram, novas possibilidades de interação com os consumidores ganharam força e muitos sites foram deixados de lado nas estratégias de comunicação.
Então, por que ainda é vantagem investir em um site?
Primeiro porque usa domínio e plataforma próprios e, por isso, o conteúdo e a imagem institucional da empresa não ficam enquadrados a regras de terceiros. Segundo porque as estratégias de marketing digital ficam mais completas. Com as redes sociais você pode conhecer melhor seu cliente e conquistar a atenção dele. Mas é no site que a conversa continua. Ele é o espaço virtual que melhor reflete a identidade, a linguagem e os valores da empresa. Conta sua história e oferece, de forma clara, soluções para as demandas do público. Por isso, é essencial que ele tenha sido bem projetado e esteja atualizado.
O que é preciso para ter um bom site?
O mais importante é buscar uma empresa que tenha respeito pelo seu negócio. Aqui na Refinaria nossa primeira atitude é ouvir. Ouvir para conhecer, entender as vocações, os valores e se colocar no lugar do cliente para poder ajudá-lo nessa construção. Ele também é peça-chave no processo e precisa fazer uma autoavaliação profunda – quase uma sessão de terapia, como costumamos dizer. Isso porque, uma vez concluído, o site deve refletir o espírito da empresa. Nosso cuidado nessa hora é o de ajudar o cliente a organizar as ideias, repensar estruturas, abrir a visão para enxergar melhor a forma de comunicar. Nossa postura é, portanto, a da estratégia, muito além da programação. Aliás, desenho e programação do site são os últimos estágios. Quando tudo já foi bem discutido e aprovado.
Site como ferramenta de relacionamento e negócios
Depois de captadas as expectativas da empresa, nossos designers iniciam um trabalho que tem fonte na Psicologia: organizar hierarquicamente as informações visando respeitar o comportamento de leitura humano. Assim como em livros e revistas, dependendo de onde um conteúdo se encontra, ele será visto primeiro. Com estratégias bem traçadas fica mais fácil definir que conteúdo ocupará cada lugar. E assim projetar a melhor experiência para o seu cliente, considerando o branding da empresa, sua identidade visual, e questões técnicas associadas à usabilidade, acessibilidade e legibilidade do texto. O site também precisa se adaptar bem aos vários dispositivos eletrônicos usados atualmente (design responsivo) e ter navegabilidade para garantir que as informações sejam facilmente encontradas.
E o tal do SEO?
Você provavelmente já ouviu falar da sigla, mas talvez não saiba com clareza sua funcionalidade. SEO significa “otimização para mecanismos de busca” em português. Como muitas empresas do mesmo ramo que a sua também possuem sites, a briga agora é para conseguir aparecer primeiro. E a forma de se fazer isso organicamente (sem gerar ônus para sua empresa) é através dessa estratégia que atua principalmente no conteúdo textual. Isso porque os buscadores, como o Google, baseiam suas varreduras em palavras-chave. Assim, cada termo, legenda, nome de arquivo, título e até elementos não vistos, como os da programação, são cuidadosamente pensados.
Como você pode ver, todos os detalhes de um site devem ser estudados com atenção e senso crítico. Site é mais que um produto bonito do design digital. É uma demonstração de afeto pelo cliente, projetado para entregar o que ele procurava para um relacionamento duradouro, muito além do mero consumo pontual. Nós da Refinaria adoramos proporcionar tudo isso.
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