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Fazer design é fazer perguntas, resolver problemas e construir narrativas visuais

5 PERGUNTAS PARA COMEÇAR

POR QUE Entender qual é o problema a ser resolvido e porque ele surgiu
COMO Pesquisar as primeiras soluções pensadas
PARA QUEM Compreender quem vai interagir com a solução
QUANDO Traçar um cronograma viável
QUANTO Programar um orçamento viável

5 ETAPAS DA NOSSA METODOLOGIA

DIAGNÓSTICO
Primeira conversa Neste momento ouvimos do cliente qual é a demanda, os desejos e necessidades. Entendemos qual é o problema a ser resolvido.
BRIEFING
Formulário personalizado É elaborado um formulário com perguntas a partir do diagnóstico. Com ele construímos coletivamente as bases teóricas para o projeto.
BASES
Apresentações da narrativa visual Todo projeto precisa de bases gráficas sólidas para permitir a replicação em peças gráficas. Nesta etapa, a definição de quais são os elementos visuais que compõem o projeto são apresentadas.
REPLICAÇÃO
Peças gráficas Aqui reproduzimos a narrativa em forma de peças gráficas que podem ser: identidades visuais, produtos editoriais, web, sinalizações, ambientações, embalagens e qualquer outra produto de design.
PRODUÇÃO
Saíndo do “papel” Quando o projeto é off-line, precisa ser produzido e nesse momento acionamos nossos parceiros que ajudam a tornar tatéis as nossas criações. Quando ele é online esta é a parte onde entram os desenvolvedores.

5 ETAPAS DO DESIGN THINKING

EMPATIA
Qual é o problema? Entendimento do assunto novo. Investigação, observação, compreensão. Entrevistamos as pessoas, observamos os cenários e participamos da experiência para sentir na pele o que elas fazem. O resultado é um briefing bem construído.
DEFINIÇÃO
Porque o projeto é importante? Exploração do contexto humano isto é o tal foco no usuário – centro de todas as nossas criações. Aqui entra criação de pontos de vista, personas, mapa de jornadas.
IDEAÇÃO
Como resolvemos o problema? Board de referências, estudo de concorrência, definição das 3 ideias que vamos explorar a partir de brainstorms.
PROTÓTIPO
Como aplicamos o que criamos? Experimentação, erro, rapidez, profusão de soluções, criação de algo que mostre a capacidade e potencial do que está sendo oferecido/ criado. Aqui, testamos todas as possibilidades.
TESTE
A solução funciona? De todas as maneiras possíveis? Para todos os públicos desejados? Hora de refinar a ideia e partir para a realidade. Hora de observar como o público interage com nossas soluções.

Isto é design thinking! É nossa forma de pensar, de resolver problemas – dos mais simples aos mais complexos. E fazemos isso junto com nossos clientes.

5 ETAPAS DO BRANDING

Branding está sempre associado a marcas ou produtos. Mas na Refinaria, entendemos que campanhas internas, peças de teatro, identidade visual de eventos e qualquer outro projeto que precise se conectar com pessoas precisa passar pela etapas do Branding. Isso é propósito: saber quais são os valores e o posicionamento de cada ação proposta. Branding é BASE.

LOGOS E SUAS ADAPTAÇÕES
Em termos gerais, é o desenho criado para identificar sua empresa, podendo ou não ser representado por um símbolo associado ao nome da marca. Esse conjunto identifica, por meio de cores, fontes e elementos gráficos, os valores e a mensagem que a organização deseja passar. É motivo de certa confusão no mercado que sempre questiona: é logotipo, logomarca, marca ou logo?
MANUAL DE MARCA
É a maior autoridade numa identidade visual. Quando ele existe, a marca fica protegida de aplicações distorcidas que podem prejudicar a sua reputação. É uma forma criada para que a marca e suas derivações nunca sejam impressas ou divulgadas de maneira diferente da original. Deve constar no manual de marca: Versões em cores e monocromáticas, assinatura vertical e/ou horizontal, padrão cromático, família tipográfica, malha construtiva, redução máxima, área de não interferência e proibições de uso da marca.
BRAND BOOK
É o manual de marca com personalidade e é o resultado do trabalho de branding. Nele entram conceitos de marketing e uma investigação mas aprofundada sobre a empresa. Fundamental para atuação em marketing digital. Deve constar no brandbook – Missão e visão / Valores / Pilares / História da marca / Diferenciais da empresa / Filosofia / Cultura organizacional / Manifesto (se houver) / Tom de voz / Tipo de linguagem / Manual da Marca.
PERSONAS
É a personificação do público alvo. A atuação no marketing digital oferece muitos filtros para que a mensagem chegue a quem de fato importa. Por isso identificar as personas que vão interagir com a marca facilita a comunicação. Porque generalizar se podemos focar no cliente ideal? A persona tem nome, idade, hobbies, medos e conquistas. E pode ser mais de uma, o importante é identificar quem são e como falar com elas.
ARQUÉTIPO
É a personalidade da organização traduzida num tom de voz específico para criar conexões verdadeiras com seu público. A atuação das marcas num mundo hiper conectado precisa ser transparente e coerente, por isso é importante definir qual é a sua visão de mundo e quais são seus valores. São 12 os mais conhecidos: o inocente, o sábio, o herói, o fora da lei, o explorador, o mago, a pessoa comum, o amante, o bobo, o cuidador, o criador e o governante.

O Branding é o conceito por trás de uma gestão de marca eficiente. Envolve os valores e as percepções da empresa e o seu posicionamento, que vão gerar uma conexão com o público e influenciar decisões. Por isso, todas as ações relacionadas à imagem da empresa fazem parte deste trabalho – da construção da identidade visual a cada estratégia de marketing. É mais que imagem: é o que você faz para seus clientes que tem um valor inestimável. Qual é a alma do seu negócio?

5 ETAPAS DOS SITES

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Momento de decidir como organizar as partes de uma narrativa de modo a torná-la compreensível. Esta etapa tem a função de auxiliar as pessoas a encontrar o que elas estão procurando. A finalidade é tornar claro o contexto em que o indivíduo ou usuário está.
BACK END
O desenvolvimento de backend é a “parte de trás” do site. São sites com banco de dados. E-commerce, cadastros, inteligência artificial, votações, entre outros, precisam de back-end.
FRONT END
É a prática de converter dados em uma interface gráfica para que os usuários possam visualizar e interagir. É a “cara” do site, o que aparece para todos. É a consumação do branding.
CONTEÚDO
É o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados. É importante para a formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.
SEO
É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam a alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

Independentemente do segmento, local ou tamanho, ter um site é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso. Ele é a presença digital mínima de que uma empresa precisa. O site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro. Ele existe para estar bem no Google e para converter nas redes sociais. Ele é o centro da presença digital.