Manifesto
Fundado em 2018, o Movimento Bem Maior, é uma organização social apartidária, sem fins lucrativos, que atua identificando, conectando e viabilizando importantes iniciativas de impacto social com um único objetivo: fortalecer o ecosistema filantrópico no Brasil.
Acreditamos na mobilização de lideranças e na articulação intersetorial como meios efetivos para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
A Sociedade precisa mudar.
Nós somos a Sociedade.
Nós somos o Bem Maior.
As lideranças
Associados
Elie Horn
Bacharel em Direito e fundador da Cyrela Brazil Realty, Elie sempre acreditou que a sua missão é implantar a cultura da doação na sociedade, sobretudo entre aqueles que têm mais possibilidades. Em 2016, criou o Instituto Liberta, entidade que atua no enfrentamento da exploração sexual infantil. Além disso, ao lado da esposa Suzy, foi o primeiro líder da América Latina a embarcar no The Giving Pledge, a convite de Bill Gates e Warren Buffett, se comprometendo a doar 60% da sua riqueza às causas sociais.

rubens menin
Engenheiro civil, cofundador, CEO e chairman da MRV Engenharia, Rubens ganhou o prêmio global da Ernst & Young de melhor empreendedor em 2018. Por ter um lado criativo e inovador, aposta que o acesso à educação, à cultura e ao esporte pode ser a base para a construção de uma casa sólida. Por isso, criou o Instituto MRV, que objetiva a transformação social e a melhora da qualidade de vida dos brasileiros.

Eugênio Mattar
Engenheiro civil, pós-graduado em Engenharia econômica e CEO da Localiza, Eugênio defende que atitudes que transformam e melhoram a vida das pessoas importam para uma sociedade mais igualitária. Acumula em seu currículo a importante função de presidente do Conselho Diretor da Junior Achievement, instituição mundial que leva o empreendedorismo às escolas públicas.

João Araújo
Formado em engenharia civil, o empresário controla o Grupo Buritipar, formado por empresas de mineração, logística, agronegócio e tecnologia. Com forte convicção no progresso e no desenvolvimento sustentável do Brasil, João acredita na educação como pilar para a transformação. Por isso, seus principais negócios estão em locais onde o acesso ao ensino e ao mercado de trabalho são escassos e, através de projetos sociais, fomenta o empreendedorismo e a capacitação profissional.

Bia Vidigal
Amante da boa música, dos livros e da natureza, Bia vem de uma família de grandes empresários e filantropos. Sua vida jovem, como a de muitas mulheres, foi marcada pelo dever de zelar pelo lar e pela família, e somente alguns anos depois, por meio do investimento social privado, que ela percebeu que poderia transformar vidas, criar oportunidades e reduzir desigualdades.

Conselho de administração
O Conselho de Administração deve ser formado por até 20 (vinte) membros voluntários, eleitos dentre os Associados, pela Assembleia Geral, para mandato de 3 (três) anos, permitidas sucessivas reconduções.
As reuniões do Conselho de Administração são realizadas mensalmente ou sempre que convocadas por um dos dois Presidentes eleitos.
Cabe ao Conselho de Administração a definição das políticas e diretrizes gerais do Movimento Bem Maior, a avaliação de planos e projetos propostos pela Diretoria Executiva e a aferição dos resultados alcançados. Dentre outras atribuições, o Conselho é competente para eleger e destituir os membros da Diretoria e fiscalizar a gestão dos mesmos, além de fixar o valor da contribuição associativa anual.
Fernando Iunes (Presidente)
Engenheiro com mestrado e doutorado, Fernando é sócio da EB Capital depois de 20 anos no Itaú BBA, onde foi sócio, diretor executivo e chefe da área de banco de investimento. Atualmente é membro dos conselhos de administração da Gerdau S.A., da Metalúrgica Gerdau e da M. Dias Branco, de alimentos.

André Laport (Presidente)
Mestre em administração (MBA), André é co-fundador e CEO da Vinland Capital. Foi membro do conselho da Brazil Foundation, organização que mobiliza recursos para ideias e ações sociais que transformam o Brasil. Acredita que a luta pelo fim da desigualdade no mundo traz benefícios vitalícios não só para o social, mas também para a economia.

Luciano Huck
Como apresentador, Luciano acredita em uma TV de alto impacto com mensagens de protagonismo, empoderamento e mudança de mundo. É fundador do Instituto Criar, de TV, Cinema e Novas Mídias, que promove o desenvolvimento profissional, social e pessoal de jovens por meio do audiovisual, e também do Joá, um fundo de investimentos com foco em negócios de tecnologia e bem-estar. Ele ainda integra o time do Renova e do Agora, movimentos cívicos que incentivam os cidadãos a se engajarem na renovação política.

Luciana Temer
Advogada, professora de Direitos Constitucionais da PUC-SP e da Uninove, Luciana foi Delegada de Defesa da Mulher, Secretária da Juventude, Esporte e Lazer do Estado de São Paulo e Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. Atualmente é presidente do Instituto Liberta, de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Aron Zylberman
Formado em engenharia metalúrgica, com MBA em Administração Estratégica, Aaron é diretor executivo dos Institutos Cyrela e CCP e conselheiro nas seguintes organizações: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Instituto GESC, Instituto Jatobás e Instituto Liberta, além do Movimento Bem Maior. É professor de Ética e Sustentabilidade nos MBAs da FIA e FIPE. Acredita que o setor empresarial tem papel fundamental na construção de um Brasil mais justo e solidário.

Raphael Lafetá
Engenheiro mecânico e advogado, pós-graduado em Engenharia Financeira, com mais de 20 anos de experiência no mercado imobiliário, Raphael foi Presidente do Conselho Penitenciário do Estado de Minas Gerais (Copen-MG) e atualmente é Diretor do Instituto Minas Pela Paz, organização de qualificação profissional de detentos e egressos. Também dirige o Instituto MRV, onde tem desenvolvido ações com foco em educação para jovens, contribuindo para uma sociedade mais consciente e comprometida com a construção de um planeta sustentável.

Maria Fernanda Menin
Advogada, pós-graduada em Direito da Economia e da Empresa, conselheira de administração da MRV Engenharia, do Instituto MRV e do Banco Inter, CEO do Instituto Iungo e diretora executiva do Órbi Conecta, Maria Fernanda acredita na educação ferramenta de transformação do mundo. Atualmente, se dedica a iniciativas da sociedade civil que trabalham com formação de professores das redes públicas e privadas e introdução dos conceitos de inovação e empreendedorismo nas escolas.

Conselho Fiscal
O Conselho Fiscal será composto por três membros, Associados ou não, eleitos pelo Conselho de Administração, para mandato de 3 (três) anos, sendo permitidas sucessivas reconduções.
Este é um órgão independente, sem vinculação com a administração ou com os auditores externos. Suas principais responsabilidades consistem em orientar os órgãos de administração nas questões fiscais e contábeis; fiscalizar os atos dos órgãos de administração no âmbito fiscal e contábil e denunciar o descumprimento de seus deveres legais, estatutários e regimentais; e examinar o balanço e as contas anuais, opinar sobre as operações patrimoniais realizadas pelo Bem Maior, emitindo parecer.
Rafael Novellino
Bacharel em Contabilidade pela Escola Técnica do Comércio Trinta de Outubro e bacharel em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas São Luis, Rafael atuou por vários anos como Diretor Administrativo da Cyrela Empreendimentos Imobiliários Ltda. Hoje, integra o Conselho de Administração da Cyrela Brazil Realty S.A., o Conselho Administrativo da Cyrela Com. Properties S.A., o Conselho Administrativo da ABRAINC, e também é membro do Conselho do Instituto Cyrela.

Equipe
Richard A. Castilla Sippli
Coordenador de Relações Institucionais
Empreendedor social e consultor estratégico de investimentos sociais privados, Richard é advogado graduado pela PUC-SP, com formações em gestão e impacto social pela Fundação Getulio Vargas e Universidade da Pensilvânia. Em 2018, foi convidado a ajudar a idealizar e operacionalizar o MBM. Integra ainda os Conselhos Estratégicos do Movimento por uma Cultura de Doação, coalizão articulada de pessoas e organizações que visam desenvolver a filantropia no país, e do Dia de Doar, edição brasileira da ação global “Giving Tuesday” que celebra e traz visibilidade ao ato de doar.

Isadora Faria
Analista de Comunicação
Formada em Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto, fez pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura pelo CELACC/USP. Teve uma trajetória como redatora em agências de publicidade e marketing digital, também já atuou como editora de conteúdo a área de tecnologia e varejo. Agora soma forças junto a equipe do MBM, contribuindo com a Comunicação e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
