Refinaria Design

Fazer design é fazer perguntas, resolver problemas e construir narrativas visuais

5 perguntas para começar

Por que

Entender qual é o problema a ser resolvido e porque ele surgiu

Como

Pesquisar as primeiras soluções pensadas

Para quem

Compreender quem vai interagir com a solução

Quando

Traçar um cronograma viável

Quanto

Programar um orçamento viável

5 etapas da nossa metodologia

DIAGNÓSTICO

Primeira conversa
Neste momento ouvimos do cliente qual é a demanda, os desejos e necessidades. Entendemos qual é o problema a ser resolvido.

BRIEFING

Formulário personalizado
É elaborado um formulário com perguntas a partir do diagnóstico. Com ele construímos coletivamente as bases teóricas para o projeto.

BASES

Apresentações da narrativa visual
Todo projeto precisa de bases gráficas sólidas para permitir a replicação em peças gráficas. Nesta etapa, a definição de quais são os elementos visuais que compõem o projeto são apresentadas.

REPLICAÇÃO

Peças gráficas
Aqui reproduzimos a narrativa em forma de peças gráficas que podem ser: identidades visuais, produtos editoriais, web, sinalizações, ambientações, embalagens e qualquer outra produto de design.

PRODUÇÃO

Saíndo do “papel”
Quando o projeto é off-line, precisa ser produzido e nesse momento acionamos nossos parceiros que ajudam a tornar tatéis as nossas criações. Quando ele é online esta é a parte onde entram os desenvolvedores.

5 Etapas do Design Thinking

Empatia

Qual é o problema?

 

Entendimento do assunto novo. Investigação, observação, compreensão. Entrevistamos as pessoas, observamos os cenários e participamos da experiência para sentir na pele o que elas fazem. O resultado é um briefing bem construído.

Definição

Porque o projeto é importante?

 

Exploração do contexto humano  isto é o tal foco no usuário – centro de todas as nossas criações. Aqui entra criação de pontos de vista, personas, mapa de jornadas.

Ideação

Como resolvemos o problema?

 

Board de referências, estudo de concorrência, definição das 3 ideias que vamos explorar a partir de brainstorms.

Protótipo

Como aplicamos o que criamos?

 

Experimentação, erro, rapidez, profusão de soluções, criação de algo que mostre a capacidade e potencial do que está sendo oferecido/ criado. Aqui, testamos todas as possibilidades.

Teste

A solução funciona?

 

De todas as maneiras possíveis? Para todos os públicos desejados? Hora de refinar a ideia e partir para a realidade. Hora de observar como o público interage com nossas soluções.

Isto é design thinking! É nossa forma de pensar, de resolver problemas – dos mais simples aos mais complexos. E fazemos isso junto com nossos clientes.

5 Etapas do Branding

Branding está sempre associado a marcas ou produtos. Mas na Refinaria, entendemos que campanhas internas, peças de teatro, identidade visual de eventos e qualquer outro projeto que precise se conectar com pessoas precisa passar pela etapas do Branding. Isso é propósito: saber quais são os valores e o posicionamento de cada ação proposta. Branding é BASE.

LOGOS E SUAS ADAPTAÇÕES

Em termos gerais, é o desenho criado para identificar sua empresa, podendo ou não ser representado por um símbolo associado ao nome da marca. Esse conjunto identifica, por meio de cores, fontes e elementos gráficos, os valores e a mensagem que a organização deseja passar. É motivo de certa confusão no mercado que sempre questiona: é logotipo, logomarca, marca ou logo?

MANUAL DE MARCA

É a maior autoridade numa identidade visual. Quando ele existe, a marca fica protegida de aplicações distorcidas que podem prejudicar a sua reputação. É uma forma criada para que a marca e suas derivações nunca sejam impressas ou divulgadas de maneira diferente da original. Deve constar no manual de marca: Versões em cores e monocromáticas, assinatura vertical e/ou horizontal, padrão cromático, família tipográfica, malha construtiva, redução máxima, área de não interferência e proibições de uso da marca. 

BRAND BOOK

É o manual de marca com personalidade e é o resultado do trabalho de branding. Nele entram conceitos de marketing e uma investigação mas aprofundada sobre a empresa. Fundamental para atuação em marketing digital. Deve constar no brandbook – Missão e visão / Valores / Pilares / História da marca / Diferenciais da empresa / Filosofia / Cultura organizacional / Manifesto (se houver) / Tom de voz / Tipo de linguagem / Manual da Marca. 

PERSONAS

É a personificação do público alvo. A atuação no marketing digital oferece muitos filtros para que a mensagem chegue a quem de fato importa. Por isso identificar as personas que vão interagir com a marca facilita a comunicação. Porque generalizar se podemos focar no cliente ideal? A persona tem nome, idade, hobbies, medos e conquistas. E pode ser mais de uma, o importante é identificar quem são e como falar com elas.

ARQUÉTIPO

É a personalidade da organização traduzida num tom de voz específico para criar conexões verdadeiras com seu público. A atuação das marcas num mundo hiper conectado precisa ser transparente e coerente, por isso é importante definir qual é a sua visão de mundo e quais são seus valores. São 12 os mais conhecidos: o inocente, o sábio, o herói, o fora da lei, o explorador, o mago, a pessoa comum, o amante, o bobo, o cuidador, o criador e o governante.

O Branding é o conceito por trás de uma gestão de marca eficiente. Envolve os valores e as percepções da empresa e o seu posicionamento, que vão gerar uma conexão com o público e influenciar decisões. Por isso, todas as ações relacionadas à imagem da empresa fazem parte deste trabalho – da construção da identidade visual a cada estratégia de marketing. É mais que imagem: é o que você faz para seus clientes que tem um valor inestimável. Qual é a alma do seu negócio?

5 etapas dos sites

ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

Momento de decidir como organizar as partes de uma narrativa de modo a torná-la compreensível. Esta etapa tem a função de auxiliar as pessoas a encontrar o que elas estão procurando. A finalidade é tornar claro o contexto em que o indivíduo ou usuário está.

FRONT END

É a prática de converter dados em uma interface gráfica para que os usuários possam visualizar e interagir. É a “cara” do site, o que aparece para todos. É a consumação do branding.

BACK END

O desenvolvimento de backend é a “parte de trás” do site. São sites com banco de dados. E-commerce, cadastros, inteligência artificial, votações, entre outros, precisam de back-end.

SEO

É um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Essas otimizações visam a alcançar bons rankings orgânicos, gerando tráfego e autoridade para um site ou blog.

CONTEÚDO

É o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados. É importante para a formação de um público fiel por meio da criação e compartilhamento de conteúdo.

Independentemente do segmento, local ou tamanho, ter um site é o denominador comum entre todos os negócios de sucesso. Ele é a presença digital mínima de que uma empresa precisa. O site pode funcionar como um primeiro canal de contato entre seu negócio e seu público. E uma boa primeira impressão é fundamental para que esse visitante se transforme efetivamente em um cliente no futuro. Ele existe para estar bem no Google e para converter nas redes sociais. Ele é o centro da presença digital.

5 canais digitais

SITES

  • Sites
  • Hotsite
  • Landing Page
  • E-commerce

 

Todos com:

  • Arquitetura da Informação
  • Usabilidade (UX)
  • FrontEnd
  • BackEnd
  • SEO

REDES SOCIAIS

  • Instagram
  • Facebook
  • Linkedin
  • Twitter
  • Youtube
  • Pinterest
  • WhatsApp

E-MAIL MARKETING

  • Construção de Mailing
  • Templates para ferramenta de disparo de e-mails

BLOGS E E-BOOKS

  • Apuração
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Pesquisas
  • Produção de conteúdo para publicações

APPS

  • Aplicativos nativos
  • Web aplicativos
  • Projetos sob demanda

A tecnologia está o tempo todo avançando. Estamos sempre atentas aos novos passos e à construção de futuros possíveis. O que não muda nunca é que toda parceria começa com uma boa conversa! Vamos conversar?