Refinaria Design

Admiráveis desafios novos

O que aprendemos com a experiência de criar um site de votação a nível nacional num tempo recorde.

Sim, muita gente troca os possíveis benefícios de se arriscar pela sensação de controle e segurança. Essa, definitivamente, não é a nossa praia. Cada projeto que chega com um desafio que nunca encaramos nos dá o gostinho de liberdade de caminhar por um (admirável) mundo novo. E no universo de possibilidades do desenvolvimento de sites, com recursos para criar diferentes dinâmicas de interação com o usuário, a Refinaria vem atendendo a demandas novas e altamente específicas e personalizadas. O mais recente e desafiante case foi o desenvolvimento do site do Movimento Bem Maior, com a criação de uma gigantesca plataforma de votação online, num prazo recorde.

Para quem não acompanhou, vale ressaltar que o desenvolvimento do site passou por várias etapas. A primeira foi a criação do site institucional, para apresentar o Bem Maior, um movimento liderado por empresários para incentivar a filantropia e apoiar financeiramente projetos sociais por todo o Brasil. Depois, ele se tornou mais interativo, com a abertura de inscrições dos projetos sociais: mais de 4 mil organizações da sociedade civil e coletivos se inscreveram e 2.076 efetivamente cadastraram seus projetos num prazo de um mês.

A terceira etapa foi a criação da plataforma de votação online. Foram selecionados cem projetos sociais, de 11 linhas de atuação e de 27 estados do Brasil, que agora são apresentados no site, cada um com um vídeo enviado pelas ONGs e coletivos, para a eleição popular. Basta fazer um cadastro e votar em até 50 projetos (serão eleitos 50 para receber um apoio financeiro de R$ 100 mil cada).

“Trata-se de uma série de cruzamento de dados que não se encaixaria num modelo preexistente e customizável. Fizemos um diagrama de fluxo da mecânica de votação, pois eram tantas necessidades que nenhum sistema pronto que conhecemos ofereceria essa versatilidade”, explicam o analista de sistemas Gabriel Gomes e o designer e desenvolvedor web Rafael Ortman, da Refinaria.

“Tivemos que finalizar o sistema de votação num prazo recorde, pois não poderíamos fazer isso enquanto não fossem selecionados os 100 projetos finalistas”, destaca a designer e sócia-fundadora da Refinaria, Valerie Tomsic, lembrando que a quarta etapa será a de transformar o site numa plataforma de projetos sociais, onde as organizações e coletivos poderão apresentar suas entregas de resultados.

Um dos maiores desafios foi a escalabilidade: o site precisava permitir um alto tráfego de pessoas navegando ao mesmo tempo e usando recursos de interatividade que exigem muito processamento. Na fase 3, o período de votação do público foi aberto na última segunda-feira, dia 8, e se encerra no próximo domingo, com expectativa de chegar a 200 mil votos até o fim do prazo.

O site do Movimento Bem Maior é um projeto coletivo, com identidade visual da Trip Editora, sistema de gerenciamento de editais e de inscrição de projetos do Instituto Phi em parceria com a Asap e desenvolvimento do sistema (back-end e front-end) da Refinaria Design – tanto do front-end (a interface frontal do site, a parte da aplicação que interage diretamente com o usuário) quanto do back-end (a parte de “trás” da aplicação, a lógica de integração do banco de dados com a interface).

Download Premium WordPress Themes Free
Download Premium WordPress Themes Free
Download Best WordPress Themes Free Download
Premium WordPress Themes Download
udemy paid course free download
download lava firmware
Premium WordPress Themes Download
udemy free download