O design na transformação social

Somos designers. Nada do que é humano nos é indiferente. 🙂 Brincando com a frase usada pelo corpo de bombeiros (aliás, as vezes também apagamos incêndios), podemos dizer que existem mil motivações para se trabalhar, mas é indescritível quando a mobilização é direcionada a causas sociais.

Partindo dessa premissa e com a consciência de que é necessário ter um papel ativo para contribuir por uma sociedade mais justa, escolhemos o combate à desigualdade como tema que merece nossos olhares e desde 2009 iniciamos nossa trajetória de responsabilidade social.

Acreditamos que o trabalho voluntário, para dar certo, precisa juntar a fome com a vontade de comer. Desde sempre entendemos que o que nos alimenta e nos dá prazer é fazer design e que a melhor maneira de contribuir voluntariamente é oferecendo o que temos de melhor.

Foi assim que, em 2009, iniciamos nossa parceria com a Fundação Gol de Letra, fazendo o Relatório Anual da Instituição. Dessa forma, pudemos acompanhar de perto todo o trabalho realizado por eles no Rio de Janeiro e em São Paulo e isso fez toda a diferença. Com essa experiência confirmamos que o trabalho para instituições sociais não tem volta. É necessário e queremos ampliar cada vez mais nossa atuação nessa área.

Também trabalhamos para as seguintes instituições que valem a pena conhecer por fazerem trabalhos extremamente relevantes e fundamentais:

As 3 últimas estão na lista das “Melhores Ongs” oferecido pela Revista Época e Instituto Doar em 2017) <3.

Há também dentro do design uma especialização chamada Design Social que é um processo que contribui para melhorar o bem-estar humano e dos meios de subsistência de algumas comunidades. Normalmente num projeto de design social é necessário que os atores que sofrem com problemas e contextos estejam envolvidos no processo e sejam parte da criação e das decisões de forma a se apropriarem da solução desenvolvida. Existem inúmeros exemplos desse tipo de atuação que vale a pena conhecer e isso só mostra como o design pode mudar o mundo para melhor.

Veja nos links abaixo os nossos últimos trabalhos:

Instituto Desiderata – Relatório Anual 2017

Relatórios Anuais da Fundação Gol de Letra

Relatório Vozes sobre a Intervenção – CESeC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *