Nossa essência é editorial

Podemos dizer que nascemos do design editorial. Não houve um dia sequer, nestes 16 anos de trabalho, que a Refinaria Design não estivesse envolvida com o design de um livro, apostila, relatório, anuário, revista ou qualquer outra forma de design editorial.

Abrimos nossa primeira empresa* com uma demanda para editorar apostilas que seriam distribuídas em disquetes pelo Brasil todo. Aplicávamos design no word (?!) para ficarem mais atrativas! Hoje temos ferramentas muito melhores e continuamos amando os desafios editoriais que surgem!

Não sabemos quem veio primeiro, se a paixão em fazer ou em ler livros. A verdade é que o amor pela leitura é nossa força motriz. Sofremos com “o fim do livro” e comemoramos “o fim do fim do livro”. Nos capacitamos para migrar para o ebook, para as publicações digitais e naturalmente chegamos ao design digital (vamos falar mais dele no próximo post!), que ao nosso ver tem uma forma de pensar parecida com o editorial.

Uma publicação com design se preocupa com o papel e com o conforto na leitura. Se envolve com os custos (sabemos criar projetos com aproveitamento de papel que podem reduzir – e muito – sua verba de produção) e por fim ainda torna o que precisa ser comunicado em uma bela capa abraçando páginas de miolo incríveis! O objetivo maior é um só: que o conteúdo seja lido e que o leitor tenha prazer nessa experiência.

Para ajudar você a alcançar esse objetivo, organizamos um miniguia com dicas de “Como tornar seu texto (não literário) mais agradável!”

*Rafaela e Valerie foram sócias da Malagueta Design.
A empresa durou de 1996 a 2002 e nesse mesmo ano criaram a Refinaria Design.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *