Ler ou não ler, o design é a questão!

Se você já passou pela situação de tentar ler um livro cujo conteúdo é do seu interesse e não conseguiu, pode ter certeza que faltou design. O trabalho do designer numa publicação pode ser o elemento principal e brilhar tanto quanto o seu conteúdo, mas neste post queremos falar do trabalho que não quer ser protagonista, muito pelo contrário, quer ser o trampolim para que a mensagem do livro chegue aos leitores de forma clara e direta.

Uma publicação que tem o olhar de um designer especializado, (todxs somos aqui na Refinaria Design) traduz números em infográficos e tem o conteúdo distribuído de forma que o leitor nem percebe o quanto é fácil absorvê-lo.

E tem muita ciência nisso, pode acreditar! O tamanho da fonte, a mancha de texto, a padronização das tabelas e gráficos, o ritmo do livro, o tipo de papel (tente ler um livro de conteúdo extenso em papel couché brilho e você vai entender do que estamos falando!). Esses e outros detalhes técnicos são primordiais para um bom projeto gráfico editorial. Veja alguns exemplos do que estamos falando clicando nas imagens para abrir as publicações completas ou entre em contato conosco para saber como podemos ajudar você a produzir seus livros e relatórios!

Veja também nossos outros posts sobre design editorial: “Nossa essência é editorial

Para ajudar você a organizar seu conteúdo, organizamos um miniguia com dicas de “Como tornar seu texto (não literário) mais agradável!”

Relatório Anual BNDES 2015
Relatório Anual BNDES 2016
BNDES Setorial 45
Relatório Fundo Amazônia 2016
Humanização em Oncologia Pediátrica – Instituto Desiderata

 

Observatório da Intervenção
UQBAR Anuário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *