Design estratégico para todos

O design cada vez mais se distancia da noção de uma atividade que produz apenas soluções estéticas. Está nosso DNA a análise de processos e objetivos, tornando-se uma ferramenta poderosa para empresas que buscam inovar e se destacar no mercado. Criar, desenvolver e otimizar produtos e serviços que visam encantar o cliente é a nossa expertise.

Por uma defasagem histórica que tem raízes culturais e econômicas, o design no Brasil por muito tempo foi subestimado como oportunidade estratégica. Mas aos poucos, as empresas estão descobrindo como incorporá-lo às suas estruturas fazendo uso de sua potencialidade como ferramenta para melhorar sistemas e performances.

O objetivo do uso do design estratégico é a criação de produtos e mensagens inovadoras. Isto associado a um design centrado no usuário é capaz de gerar soluções diferenciadas em um cenário profundamente impactado pela tecnologia onde os consumidores estão cada vez mais esclarecidos. Adotando o design como ferramenta de gestão, as empresas têm uma arma capaz de torná-las referência de mercado.

E como incorporar o design na sua gestão?

Pode ser de duas formas: incorporando designers nas estruturas organizacionais ou contratando consultorias externas de empresas de design. O design é uma profissão capaz de articular e conectar diversas pontas e especialidades já que é uma atividade interdisciplinar e com uma metodologia que favorece a inovação. Está em sua base buscar a solução de problemas sempre focando na excelência (experiências enriquecedoras), na autonomia (permitir o indivíduo fácil integração e manuseio) e na criatividade. Nossos processos são sempre sistemáticos, lógicos e ordenados, fruto do surgimento da nossa profissão na era industrial. Esse é o nosso diferencial.

O que pode acontecer quando usamos o design estratégico?

Muita coisa boa! Lá vai uma lista:

  • Mais qualidade. O design favorece a demanda de produtos renovados, melhora a qualidade, é responsável pelo incremento de valores formais, funcionais, estéticos e culturais do consumidor. Como consequência, favorece o marketing intercultural e a internacionalização da marca.
  • Mais desenvolvimento. O design promove melhorias no desempenho dos produtos e reduz custos, aumentando a margem de lucro. Bem aplicado, contribui com o desenvolvimento geral dos serviços. É ainda capaz de revitalizar uma região ou uma cidade.
  • Mais soluções. O design proporciona multiplicidade de soluções, afeta as estruturas de produção, a oferta de emprego e a evolução social.
  • Mais inovação. O design participa da inovação e transfere tecnologia (novos materiais e novas técnicas) do setor produtivo para a sociedade. Otimiza o reconhecimento social da tecnologia, ajudando a lançar novos produtos e a estimular a inovação empresarial.
  • Mais exportações. A competitividade econômica de um país está vinculada a sua capacidade de inovação e de pesquisa. As patentes e a proteção de marca dependem das operações de design. Logo, o design favorece a exportação e interfere positivamente a balança comercial, oferecendo produtos diferenciados e mais sofisticados tecnicamente.
  • Mais equilíbrio. O design é uma atividade regida por interesses comerciais e políticos. Os designers estão sujeitos às ideias da sociedade em que vivem. O valor social do design faz parte da ética profissional. O design contribui para o equilíbrio social com soluções pensadas para a coletividade (escolas, hospitais e equipamentos urbanos). O design concretiza as aspirações humanas.
  • Mais sustentável. A racionalização do processo produtivo é aperfeiçoada pelo uso design, que se utiliza das tecnologias disponíveis para simplificar processos, reduzindo o número de peças, etapas e o consumo de matérias primas.
  • Menos ruídos. Facilitação da venda dos produtos, otimização e diferenciação da mensagem da empresa e do produto (comunicação, publicidade, marca, embalagem, expositores, meios de transporte, instruções de uso, serviços, etc.).

Como uma consultoria em design estratégico funciona?

  • Produz diagnósticos com base em investigação da situação atual da empresa com o intuito de identificar falhas, análise dos aspectos positivos e negativos (de produtos, da comunicação do produto e da imagem corporativa) e avaliação da concorrência.
  • Oferece soluções para pôr em prática a estratégia desenvolvida levando em conta a fonte dos recursos operacionais, de pessoal e financeiros.
  • Desenha um cronograma que contemple todas as necessidades da empresa que irá envolver todas as áreas e etapas do projeto.
  • Assegura a efetividade do projeto auxiliando na determinação dos objetivos, na transferência de informação entre os diferentes departamentos, no controle da qualidade para homogeneizar os resultados e na avaliação dos diversos elementos que compõem o processo como um todo.

Porque a Refinaria Design? 🙂

Para começar, temos uma equipe compromissada com a inovação e o conhecimento e estimulamos a busca constante por novas tecnologias e saberes. É uma premissa para integrar nosso time ter a formação em design. Também,  eu e minha sócia Rafaela,  somos empreendedoras há 21 anos. Ter empresa no Brasil é um desafio enorme e também uma experiência ampla. Nos especializamos na análise e resolução de problemas, construindo uma rede de apoio e parcerias potencializadoras. Temos a capacidade de desenvolver e perceber propósitos e estratégias para diversos fins e geramos ideias para aumentar a qualidade e reduzir os custos o tempo todo. Nossa vivência com diversos tipos de clientes também nos fornece uma compreensão aprofundada de disciplinas como marketing, finanças, gerenciamento e estratégia organizacional, além de nos oferecer uma visão global sob diversos panoramas.

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